domingo, 20 de novembro de 2011

Queca Preta de Nova Lima

A queca preta é uma iguaria novalimense. Herança dos ingleses que vieram à cidade para explorar as famosas minas de ouro de Morro Velho. Depois de ter se esgotado o ouro de aluvião, na beira dos barrancos do Ribeirão dos Cristais e de outros rios e ribeirões, ao redor dos quais a cidade nasceu. Certamente, a experiência dos engenheiros ingleses em explorar minas de carvão para a revolução industrial, os capacitou para explorar as minas de ouro em Nova Lima. A presença inglesa na região foi marcante e, ainda hoje, pode ser percebida na arquitetura do bairro Quintas dos ingleses, na Igreja Anglicana, no cemitério dos ingleses, no "Bicame", um aqueduto no centro da cidade, e principalmente, na mesa novalimense. Em Nova Lima muitos ainda conservam o hábito de se tomar chá com leite. Tal importância dessa influência na gastronomia novalimense pode ser entendida se lembrarmos que os ingleses tinham sua própria fábrica de gelo, de laticínios e até de ginger ale, o refrigerante de gengibre.
Há quem afirme que o "UAI" mineiro tem sua origem no "WHY" inglês! Mas a queca, do inglês "CAKE", é sem sombra de dúvidas, a maior contribuição inglesa para a cultura novalimense. Muito apreciada, no natal e em outras datas festivas é comum as famílias da cidade se presentearem com a queca preta, a mais nobre, de massa rica, densa e saborosa, recheada com uma grande variedades de frutas, nozes e castanhas. Às vésperas do natal as ladeiras da cidade são tomadas pelo delicioso aroma da queca anunciando que já está assada. Ela pode ser saboreada com chá ou café, com leite gelado, flambada com uma bebida de qualidade e acompanhada com sorvete, compondo uma deliciosa sobremesa!
De preparo laborioso e cozimento demorado, a queca preta da Casa da Queca é resultado de dedicado amor à cultura novalimense! Delicie-se!
Fabricamos também a queca branca, o bolo do Rei George VI, este de sabor mais cítrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário